Inclua um DI, você também. Doe!
Home Page > Cursos > Curso Básico Neuroevolutivo Conceito Bobath 2009.
Curso Básico Neuroevolutivo Conceito Bobath 2009.
Diminuir fonte Fonte normal Aumentar fonte

CERTIFICAÇÃO: ABRADIMENE - Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento e Divulgação dos Conceitos Neurofuncionais.

INSTRUTORES
Instrutora Coordenadora:
Maria Terezinha Baldessar Golineleo - Fisioterapeuta/RJ
Instrutoras de Fisioterapia:
Maria Terezinha Baldessar Golineleo - Instrutora Sênior/RJ
Cláudia Alcântara de Torre - Instrutora/SP 
Fonoaudióloga:
Maristella Gnecco Proença - Instrutora Sênior/SP 
Terapia Ocupacional:
Teresinha Almeida Prado - Instrutora Sênior/SP
Professores Convidados
Neurologia: a confirmar
Neuropediatria e Ortopedia: a confirmar 
Órteses: a confirmar

INFORMAÇÕES GERAIS 
O Conceito Neuroevolutivo/Bobath é uma abordagem terapêutica e de reabilitação que prioriza a solução de problemas para avaliação e tratamento de indivíduos com distúrbio de função, movimento e controle postural causado por uma lesão no SNC. O conceito foi baseado no trabalho de Bertha e Karel Bobath, o qual se iniciou e se desenvolveu a partir de experiências clínicas e foi baseado em modelos de controle motor e neurociência disponíveis na época (1943). Este conceito tem evoluido desde seu início acompanhando o desenvolvimento da neurociência e das ciências do movimento (desenvolvimento, aprendizagem e controle motor) fornecendo embasamento teórico para a prática atual.

METODOLOGIA
O Curso desenvolver-se-á através de aulas teóricas, teórico-prática, laboratórios de movimento entre os alunos, demonstrações realizadas pelas instrutoras, apresentação de filmes, assim como o atendimento diário, pelos participantes, às crianças com disfunção neuromotora, maiores de 01 ano e meio até 14 anos de idade.

OBJETIVO GERAL
Tornar o aluno apto a avaliar, planejar e tratar crianças com disfunção neuromotora, assim como coletar dados e mensurar os resultados obtidos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1. Conhecer e compreender a história e as atualidades do Conceito Bobath.
2. Estar apto a integrar os princípios da Classificação Internacional de Função, Incapacidade e Saúde (CIF) na avaliação, planejamento e tratamento de pacientes com disfunção neuromotora.
3. Aprofundar os conhecimentos do desenvolvimento motor típico e compará-lo com o desenvolvimento atípico da criança com disfunção neuromotora.
4. Atualizar os conhecimentos sobre definição e classificação de Paralisia Cerebral.
5. Analisar e facilitar o controle postural e de movimento eficientes na preparação e durante a atividade funcional.
6. Observar e analisar distúrbios de movimento e função e como influenciá-los através das estratégias de intervenção.
7. Utilizar os princípios de controle motor, aprendizado motor, plasticidade neural e plasticidade muscular na sua estratégia de tratamento, e aplicar princípios teóricos de tratamento individualizado a cada criança dentro do seu ambiente.
8. Entender a relação entre avaliação e tratamento, e complementar o processo com o uso do raciocínio clínico.
9. Desenvolver técnicas de manuseio efetivas, e incorporá-las ao ambiente apropriado, para recuperar a função.
10. Mensurar o resultado obtido para reforçar a prática baseada em evidência.
11. Continuar aprendendo através de leitura crítica, auto-avaliação e discussão com outros.

PÚBLICO ALVO
Fisioterapeutas, Fonoaudiólogos e Terapeutas Ocupacionais, já inscritos no conselho profissional correspondente.

CARGA HORÁRIA
285h/aula

INFORMAÇÕES ADICIONAIS
Número de vagas:
Mínimo/18 - Máximo/24.

Documentos necessários: 
Cópia do registro no conselho profissional correspondente (podendo ser o provisório), CPF, identidade, 2 fotos ¾, comprovante de residência

HORÁRIO DAS AULAS
De segunda à sexta-feira
Das 08:30 às 12:30h
Das 13:30 às 17:30h

PERÍODO 
1ªetapa - 04/mai a 15/mai
2ªetapa - 06/jul a 17/jul
3ªetapa - 28/set a 02/out
4ªetapa - 23/nov a 04/dez

FORMAS DE PAGAMENTO 
À vista R$ 6.800,00
02 vezes iguais de R$ 3.530,00
06 vezes iguais de R$ 1.240,00
10 vezes iguais de R$ 780,00
12 vezes iguais de R$ 670,00

ATENÇÃO 
- A APAE Salvador se reserva no direito de cancelar o curso caso o mesmo não atinja o número mínimo de alunos até quinze dias antes do seu início.
- Não haverá devolução do valor pago em caso de desistência do aluno, salvo se informado um mês antes da data de início do curso.
- O pagamento pode ser feito através de cheques pré-datados (pessoa física). 
- As aulas serão ministradas de segunda a sexta feira, inclusive nos feriados. 

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES
Tel: (71) 3270-8307 / 8308
E-mail: apae@apaesalvador.org.br
Responsável: Angela Ventura 

Investimento

Para obter mais informações sobre este curso, por favor, preencha o formulário abaixo. Em breve, entraremos em contato com você.

Nome *
E-mail *
Telefone
Curso de Interesse
Mensagem
Validação Humana
Estou ciente que os dados enviados acima são verdadeiro e que não sou um spammer.
  
Cursos de Extensão
Curso Básico Neuroevolutivo Conceito Bobath
Um olhar sobre a aquisição da linguagem e sua relação com o desenvolvimento infantil
Do recém-nascido ao idoso: interpretação do hemograma, exames para anemias genéticas e exames da hemóstase.
Ludicidade como estratégia de inclusão escolar
Oficina: Contextualizando e vivenciando a Matemática
Psicologia da respiração
Psicologia da reabilitação: um passo para a inclusão
A Psicomotricidade como instrumento para uso em sala de aula
Desenvolvimento da lógica da criança
Psicologia do toque
Odontologia e a Interpretação do Hemograma e Exames da Hemóstase
Saiba como fazer sua inscrição via Internet
Curso Básico de Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS
Curso Básico Neuroevolutivo Conceito Bobath - 2008
Síndrome de Down: o que o professor precisa saber.
Órtese e Prótese
Curso básico de fisioterapia uroginecológica e coloproctológica: teoria e prática.
Educação inclusiva: estratégias e saberes necessários
Curso de Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS (Módulo Básico)
A psicologia e a subjetividade do toque e da respiração
A aquisição da linguagem e o desenvolvimento da criança numa perspectiva inclusiva
Curso de Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS (Módulo intermediário)
III Jornada de Reabilitação Apae Salvador e I Jornada Nordeste de Medicina Física e Reabilitação
Educação inclusiva: uma prática necessária.
LIBRAS – Módulos Básico, Intermediário e Avançado.
A importância do atendimento em UTI Neonatal com enfoque na Triagem Auditiva, Intervenção Fonoaudiológica e Fisioterapêutica
Você sabe no que está tocando quando toca em alguém? (A Psicologia e a Subjetividade do Toque e da Respiração)
Curso básico de fisioterapia uroginecológica, coloproctológica e obstétrica: teoria e prática.
Curso: Atuação em disfagias no ambiente hospitalar
Língua Brasileira de Sinais (Libras) - Módulo Básico
Você sabe no que está tocando quando toca em alguém? (A Psicologia e a Subjetividade do Toque e da Respiração)
Curso de Libras Personalizado para Empresas
Curso de Língua Brasileira de Sinais (Líbras) Módulo Intermediário
Home |  Institucional  |  Área de Atuação  |  APAE Notícias  |  Teste do Pezinho  |  Dados da Deficiência  |  APAE em Números  |  Agenda de Eventos  |  Enquete  |  Biblioteca Digital  |  Sala de Imprensa  |  Links Interessantes  |  Indique este portal  |  Contato  |  Boletim  |  Legislação  |  Cursos  |  Matérias Especiais  |  Rádio APAE  |  Trabalhe Conosco
© Copyright 2004 APAE- Todos os direitos reservados
Rua Rio Grande do Sul, 545, Pituba, Salvador - BA, CEP: 41.830-141
Tel.: (71) 3270-8300 - Fax: (71) 3353-6407