Inclua um DI, você também. Doe!
Home Page > Institucional > S.I.G.A.
S.I.G.A.
Diminuir fonte Fonte normal Aumentar fonte

A Apae Salvador firmou um compromisso de parceria com a Federação Nacional das Apaes – FENAPAES, o qual resultou no protocolo de assinatura de um Acordo de Cooperação Técnico, Científico e Acadêmico com a Universidade Corporativa da Rede Apae – UNIAPAE, cuja finalidade é promover um intercâmbio entre o movimento apaeano.

Este acordo estimula o desenvolvimento organizacional e a melhoria na prestação dos serviços à pessoa com deficiência e faz parte do programa de educação corporativa, o Sistema de Intercâmbio entre Gestores das Apaes (SIGA), um dos programas da UNIAPAE, que assegura a continuidade dos esforços em promover a educação da pessoa com deficiência intelectual numa perspectiva de garantir aos mesmos o pleno exercício da cidadania e inclusão social.

Para tanto, a Apae Salvador desenvolveu o Projeto InterApaes baseado nos seus quarenta anos de experiência em educação inclusiva com a finalidade de promover intercâmbio entre as unidades das Apaes do estado da Bahia, numa perspectiva de integrar conhecimentos e difundir as suas práticas bem sucedidas no âmbito educacional e de saúde.

O Projeto InterApaes surge em resposta a uma demanda crescente do movimento apaeano pelo fortalecimento das ações das Apaes em âmbito nacional. A Apae Salvador, como instituição de referência no estado da Bahia quanto ao atendimento às necessidades da pessoa com deficiência intelectual, busca constantemente aprimorar e difundir suas práticas. Com esse projeto, integra-se às demais unidades das Apaes, proporcionando uma ação desafiadora em compartilhar experiências e ampliar a rede de relacionamentos oportunizando o intercâmbio de gestores e de profissionais envolvidos com a Rede Apae, a fim de garantir uma permanente qualidade na prestação dos seus serviços.

Para desenvolver as ações previstas a Apae Salvador promove anualmente um encontro com as Apaes do interior do estado, em sua sede, na Pituba, no intuito de oportunizar a socialização das experiências das Apaes envolvidas, sem perder de vista os princípios metodológicos de uma educação corporativa, ou seja, que os participantes problematizem a partir da sua realidade numa relação dialógica para que se possa ter uma visão global e integrada da dinâmica da rede apaeana.

Objetivo Geral

* Promover intercâmbio de experiências entre gestores e colaboradores das Apaes do interior da Bahia para que aprimorem as suas práticas no âmbito da gestão institucional.

Objetivos Específicos

* Intensificar o relacionamento das Apaes;
* Socializar experiências que incluam estratégias de aprimoramento na qualidade dos serviços prestados pelas Apaes;
* Propiciar aos gestores e colaboradores novas habilidades e competências no âmbito da gestão institucional;
* Socializar experiências inclusivas da pessoa com deficiência intelectual na rede regular de ensino;
* Atualizar os conhecimentos com referência aos aspectos legais do direito da pessoa com deficiência;
* Propiciar situações de aprendizagem no campo educacional e de saúde que possibilitem ampliação e construção de novos saberes.

Atividades promovidas pelo SIGA

1. Realizou o I Encontro InterApaes no período de 12 a 28 de Maio de 2008, em que contamos com a representação de 12 (doze) Apaes do interior da Bahia, perfazendo um total de 29 (vinte e nove) participantes, dentre eles docentes, equipe técnica e gestores. Nesse encontro proporcionou-se o estreitamento de relações entre pessoas que convivem com uma diversidade de desafios e buscam, dentro das suas possibilidades, superá-los com dignidade, compromisso e responsabilidade.

2. Recebeu a visita da Apae de Piripiri, estado do Piauí, no período de 15 a 18 de junho de 2009, representadas pelas colaboradoras: Maristela Lina, presidente, Meline Ribeiro, diretora clínica do Centro de Saúde, Helisa Sousa, assistente social do Centro de Saúde, Alice Santos, diretora da Escola Especial e Maria Elizabete Andrade, diretora administrativa. Conheceram os núcleos da Apae Salvador e tiveram a oportunidade de acompanhar as atividades desenvolvidas pelos profissionais da área de saúde (Gesau, Cemed, Labac e Cedip) e educação (Getep, Ceduc, Cefap), além de interagir com os alunos do Ceduc e do Cefap, vivenciando uma experiência ímpar em acompanhar o desenvolvimento das suas competências e habilidades.

3. Agendou o II Encontro InterApaes para o período de 20 a 23 de julho, tendo como tema central “Gestão Institucional”, oportunizando aos participantes fazer um relato das suas experiências e refletir sobre a importância do planejamento estratégico no novo contexto organizacional, o qual requer reorganização de conceitos para produzir novos conhecimentos. Serão desenvolvidas oficinas com ações direcionadas à inclusão educacional, à escola especial na perspectiva inclusiva e ao fortalecimento da família e, também, oficinas direcionadas à formação e inclusão profissional.

4. Durante os dias 27, 28 e 29 de julho de 2010 a Apae Salvador promoveu o III SIGA (Sistema de Intercâmbio de Gestores das Apaes). O objetivo do encontro, que reuniu representantes de 16 unidades do interior do estado, foi promover a troca de experiências entre gestores e colaboradores das Apaes do interior da Bahia para que aprimorem as suas práticas no âmbito da gestão institucional.


Confira aqui os dados e arquivos relacionados:

01. Coletânia Versão Final

Apresentação
Quem Somos
Histórico
Prêmios
Responsabilidade Social
Gerência de Comunicação
Gestão
Publicações da APAE Salvador
APAE Salvador recebe certificação ISO 9001
Home |  Institucional  |  Área de Atuação  |  APAE Notícias  |  Teste do Pezinho  |  Dados da Deficiência  |  APAE em Números  |  Agenda de Eventos  |  Enquete  |  Biblioteca Digital  |  Sala de Imprensa  |  Links Interessantes  |  Indique este portal  |  Contato  |  Boletim  |  Legislação  |  Cursos  |  Matérias Especiais  |  Rádio APAE  |  Trabalhe Conosco
© Copyright 2004 APAE- Todos os direitos reservados
Rua Rio Grande do Sul, 545, Pituba, Salvador - BA, CEP: 41.830-141
Tel.: (71) 3270-8300 - Fax: (71) 3353-6407